sábado, 20 de julho de 2013

Branco: o "pretinho básico" da decoração.

Quando estamos com dúvida em qual roupa escolher para sair, em qual cor usar para tal evento, no final das contas a maioria sempre aposta no "pretinho básico". E quando vamos escolher qual cartela de cores usar para decorar um ambiente lidamos com um dilema semelhante, então vem sempre a frase em mente: "branco sempre dá certo", acredite ou não o branco é o nosso "pretinho básico" da decoração. 

Para mim o branco sempre é a principal alternativa quando penso em planejar um ambiente, ele nunca vai errar, tá que sou suspeita em falar, pois amo branco, não dispenso a sensação de limpeza que ele traz.

O branco clareia o ambiente, seja usado em paredes, pisos, móveis ou tecidos, além de clarear todas as cores com as quais é combinado. 



O branco combina bem com todas as cores e seus devidos tons, o que nos dá liberdade de trabalhar com diversos tecidos e estampas, adicionar papeis de paredes com características mais marcantes e uma variedade de texturas nos materiais. Além disso ele nos concede a flexibilidade de trocar com as cores coadjuvantes, mudando a sensação de verão no inverno com tons quentes e amenizando o verão com tons frios.



Mas como com todas as outras cores, deve-se ter um cuidado ao planejar um espaço usando o branco para não deixar o ambiente morto e sem graça. Opte sempre por colocar uma cor coadjuvante para dar vida ao seu ambiente. Caso seja daqueles(as) que não gostam de cores vivas, tons neutros, tons de cinza ou até mesmo o preto.




"Preto e Branco não são tecnicamente cores, mas tons. Quando são usados juntos, em suas formas puras, eles criam um esquema monocromático com muita dramaticidade e muita sofisticação" (LEE, 10 princípios do bom design de interiores, p.109)









As fontes de pesquisa de todas as fotos e imagens aqui publicadas estão citadas em todos os posts, bem como os direitos autorais. Caso você seja proprietário de alguma imagem, foto ou trabalho e queira que o seu link seja mencionado, entre em contato, para que possamos fazer as devidas alterações. Se você gostar e quiser compartilhar, seja gentil e mencione sua fonte de pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário